PREOCUPAÇÃO

1- O QUE É A PREOCUPAÇÃO?

NA REALIDADE, PREOCUPAÇÃO QUER DIZER AFLIÇÃO E IMOBILIZAÇÃO DO PRESENTE POR CAUSA DE UM SUPOSTO FATO QUE PODERÁ ACONTECER, OU AINDA UMA SUSPEITA DE QUE UMA DECISÃO PODERÁ CAUSAR RUÍNA OU PERDA.
A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM FATOS EM GERAL E COM O BEM ESTAR DAS PESSOAS ESTÁ ALICERÇADA, EM MUITAS OCASIÕES, EM UM MECANISMO PSICOLÓGICO CHAMADO “AUTO DISTRAÇÃO”.

2- QUAIS AS MAIORES CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA QUE VIVE PREOCUPADA?

OS PREOCUPADOS TÊM DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO NO MOMENTO PRESENTE E, POR ISSO, FAZEM COM QUE A CONSCIÊNCIA SE DESVIE DO FOCO DA EXPERIÊNCIA PARA A PERIFERIA, ISTO É, VIVEM ENTORPECIDOS NO HOJE POR QUEREREM CONTROLAR, COM SEUS PENSAMENTOS E COM SUA IMAGINAÇÃO, OS FATOS DO AMANHÃ.

3- O QUE, UMA ATITUDE DE PREOCUPAÇÃO, PODE ESTAR NOS MOSTRANDO?

ESSE DESVIO DE ATENÇÃO É UMA BUSCA DELIBERADA DE DISTRAÇÃO DO INDIVÍDUO; É UMA FORMA DE IMPEDIR A SI PRÓPRIO DE VER O QUE PRECISA PERCEBER EM SEU MUNDO INTERIOR. QUANDO DIZEMOS QUE NOS PREOCUPAMOS COM OS OUTROS, QUASE SEMPRE ESTAMOS NOS ABSTRAINDO:
DAS ATITUDES QUE NÃO TEMOS CORAGEM DE TOMAR;
DAS RESPONSABILIDADES QUE NÃO QUEREMOS ASSUMIR;
DAS CARÊNCIAS AFETIVAS QUE NEGAMOS A NÓS MESMOS;
DOS ATOS INCOERENTES QUE PRATICAMOS E NÃO ADMITIMOS;
DOS BLOQUEIOS MENTAIS QUE POSSUÍMOS E NÃO ACEITAMOS.

4- ENTÃO, NÃO É UMA ATITUDE NORMAL A DA PREOCUPAÇÃO COM O OUTRO?

É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIRMOS PREOCUPAÇÃO COM PRUDÊNCIA OU CAUTELA. A PREVIDÊNCIA E O PLANEJAMENTO, PARA QUE POSSAMOS ATINGIR O FUTURO PROMISSOR, SÃO DESEJOS NATURAIS NO HOMEM DE BOM SENSO. NOS REFERIMOS A:
POR QUE ESSA NOSSA DESMEDIDA PREOCUPAÇÃO COM O DESTINO DOS OUTROS? POR QUE TENTAMOS FORÇAR QUE AS COISAS ACONTEÇAM? AS ALMAS ESTÃO VIVENDO O ÚTIL E O NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS POTENCIALIDADES NATURAIS E DIVINAS. PODEMOS ORIENTAR, AMAR, APOIAR, AJUDAR, MAS JAMAIS ACHAR QUE SABEMOS MELHOR COMO AS COISAS DEVEM SER E COMO AS CRIATURAS DEVEM SE COMPORTAR.

5- MAS, ASSIM MESMO, A MAIORIA DE NÓS VIVE MOMENTOS DE REAL PREOCUPAÇÃO. O QUE NOS FALTA COMPREENDER PARA DEIXAR DE SOFRER TAIS MOMENTOS?

É INCONTESTÁVEL QUE A PREOCUPAÇÃO JAMAIS NOS PRESERVARÁ DAS ANGÚSTIAS DO AMANHÃ, APENAS COLOCARÁ OBSTÁCULOS ÀS NOSSAS REALIZAÇÕES DO PRESENTE. AS TAREFAS EVOLUTIVAS EXECUTADAS POR NÓS NA TERRA FAZEM PARTE DE UM PROCESSO DINÂMICO QUE LEVARÁ NOSSAS ALMAS AINDA POR INÚMERAS REENCARNAÇÕES. A VIDA NÃO TEM OUTRO OBJETIVO SENÃO O DE PROTEÇÃO, O DE DOAÇÃO E DE RECURSOS, PARA QUE POSSAMOS ATINGIR UMA ESTABILIDADE ÍNTIMA QUE NOS ASSEGURE A CLAREZA E A SERENIDADE MENTAL, ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS QUE NOS FACILITARÃO O PROGRESSO ESPIRITUAL.
SE ACREDITAMOS, PORÉM, QUE A NOSSA FELICIDADE OU INFELICIDADE VENHA DE COISAS EXTERNAS, DO ACASO OU DAS MÃOS DE OUTRAS PESSOAS, ESTAREMOS DIFICULTANDO NOSSO CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO INTERIOR.

6- QUAL A ATITUDE DE QUEM JÁ SABE LIDAR COM OS PROBLEMAS NATURAIS DA VIDA?

A CRIATURA QUE ATINGIU A LUCIDEZ ESPIRITUAL JÁ ADQUIRIU A CAPACIDADE DE COMPREENDER A EFICIÊNCIA COM QUE A NATUREZA AGE EM TODOS NÓS. ELA SE CONDUZ NO COTIDIANO PACIFICADA E SERENA, POIS PERCEBEU QUE ESTÁ CONSTANTEMENTE GANHANDO RECURSOS DA VIDA EXCELSA, MESMO QUANDO ATRAVESSA O QUE CONSIDERAMOS “TRANSTORNOS EXISTENCIAIS”. AO MESMO TEMPO, APRENDEU QUE, POR MAIS QUE SE PREOCUPE, A REUNIÃO DE TODAS ESSAS PREOCUPAÇÕES NÃO PODERÁ MUDAR COISA ALGUMA EM SUA VIDA.
“…O ESPÍRITO NA ESCOLHA DAS PROVAS QUE QUEIRA SOFRER (…) ESCOLHE, DE ACORDO COM A NATUREZA DE SUAS FALTAS, E AS QUE O LEVE À EXPIAÇÃO DESTAS E A PROGREDIR MAIS DEPRESSA.” (QUESTÃO 264 DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC)

(Estudo Sistematizado do Livro “As Dores da Alma” – Francisco do Espírito Santo Neto – pelo Espírito Hammed, baseado em estudos de “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec)

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe-nos sua opinião, pois é muito importante para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s